SEJA BEM VINDO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


"Somos donos de nossos atos, mas não donos de nossos sentimentos; Somos culpados pelo que fazemos, mas não somos culpados pelo que sentimos; Podemos prometer atos, mas não podemos prometer sentimentos... Atos são pássaros engaiolados, sentimentos são pássaros em vôo".

quarta-feira, 29 de junho de 2011

DOENÇA RARA "COREIA DE HUNTINGTON"

   Com o atendimento especializado na APAE de Magalhães de Almeida-MA., na área da saúde desde que iniciou no ano de 2005, foi  diagnosticado pelos Medicos  em Psiquiatria e Neurologia, medicos estes, que por esta Instituição passaram, uma doença rara  e hereditaria. Mas só agora o Serviço Social da Secretaria Municipal de Assistencia Social, na pessoa da Assistente Social, Marileusa Silva Cerveira (1ª foto), também Assistente Social da APAE, procedeu a visita domiciliar aos senhores ERIVALDO COSTA PORTUGAL-42 anos, SUELY COSTA PORTUGAL-48 anos, RAIMUNDO NONATO COSTA-44 anos, BRIGIDA RODRIGUES CUNHA-41 anos, BERNARDA RODRIGUES NUNES-48 anos e FRANCISCO GENIO DA SILVA-39 anos com o objetivo de elaborar um estudo social a cerca do atual estado de saúde dos mesmos e posteriormente elaborar  solicitação de medicamentos  especificos ao órgão público, uma vez que os mesmos não tem como custear tais medicamentos.
Foi constatado "in locu" que naqueles pacientes  manifestou a DOENÇA de HUNTINGTON, doença hereditaria rara, de desordem neurologica, com movimentos corporais anormais e falta de coordenação, afetando varias habilidades mentais e alguns aspectos de personalidade. Doença genetica, que até a presente data não foi detectado cura, apenas os sintomas podem ser minimizados com a administração de medicamentos. A COREIA de HUNTINGTON  manifesta-se por volta dos 30-50 anos.

  Desenvolve-se lentamente, provocando uma degeneração progressiva do cerebro. Na fase final, as condições do paciente são tais que levam a morte. A duração varia muito de individuo para individuo, mas geralmente é de cerca de 10-15 anos e morre como consequencia de uma pneumonia ou devido às lesões de uma queda fatal.
  Na visita, a Assistente Social foi informada que já houve óbitos de alguns ascendentes e descendentes destes. E tais situações foram causadas pela falta de informações e tratamentos especificos que poderiam prevenir ou retardar o tempo de vida destes. 
Também devido as condições socioeconomicas da familia, pois estes não tem como custear os medicamentos, por se tratarem de medicamentos muito caros e destes senhores alguns sobrevivem apenas com um Beneficio de Pretação Continuada- BPC, Art. 20 da Lei 8.742/93 - Lei Organica de Asistencia Social ou um Auxilio Doença, uma vez que estes são contribuintes da Previdencia Social, ou seja, um salario minimo, tornando insuficiente para garantir suas necessidades basicas e de suas familias e outros são trabalhadores rurais e a colheita serve apenas para garantir a alimentação, chegndo a contar com doações de outros familiares.
PARECER SOCIAL:
   A partir de acompanhamento e visitas domiciliares o Serviço Social pode concluir que todos os senhores relacionados nestas fotos, não tem como custear os medicamentos que podem amenizar os sintomas de acordo com as orientações médicas, para aqueles que se encontram afetados pela doença ou prevenir para aqueles que a doença ainda não manisfestou por se tratar de medicamentos muito caro e de dificil acesso.
   Nesse sentido vale destacar o Art. 196, da Constituição Federal, seção II, da Saúde, que diz: "A Saúde é um direito de todos e dever do Estado, grantindo mediante politicas sociais e economicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação".
    Importa frizar que o filho(a) da pessoa afectada tem 50% de propabilidades de desenvolvê-la. Se um descendente não herdar o gene da doença, não a desenvolverá nem a transmitirá à geração seguinte, pois trata-se de doença autossômica dominante. O trabalho de prevenção aos  filhos é de suma importancia principalmente por se tratar de pessoas jovens em pleno vigor, com muitas expectativas de vida. Dessa forma, o Serviço Social solicita aos órgãos competentes que dispunham destes medicamentos para que estes e seus familiares retornem seu cotidiano, adquiram qualidade de vida e recuperem sua auto-estima.


Serviço Social de Magalhães de Almeida-MA., 05 de julho de 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado