SEJA BEM VINDO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


"Somos donos de nossos atos, mas não donos de nossos sentimentos; Somos culpados pelo que fazemos, mas não somos culpados pelo que sentimos; Podemos prometer atos, mas não podemos prometer sentimentos... Atos são pássaros engaiolados, sentimentos são pássaros em vôo".

HISTÓRICO


 Esta é a sede da APAE de Magalhães de Almeida-MA. Está localizada à rua Benedito Romão de Sousa, nº 191 - centro. É um predio cedido, pois ainda não conseguimos o nosso predio proprio, tendo em vista que a Instituição tem um terreno bem grande, já escriturado em cartorio de imóvel.  A APAE foi fundada em 05 de setembro de 1997,  13 anos completo. Ao longo de todo esse tempo, temos muito que agradecer a Deus por tudo o que nós conseguimos para a entidade.




Este é um Anexo da APAE, aqui nós colocamos o CANTINHO DAS ARTES. Todos estes artesanatos são feitos aqui na Instituição por nossas crianças. É uma verdadeira diversão para eles. Na parte da tarde de segunda a quinta-feira, temos Cursos de crochê, Ponto Cruz, Pintura, só para Senhoras.



                   LEIAM A HISTORIA DA APAE DE MAGALHÃES DE ALMEIDA-MA.



HISTORIA DA APAE – MAGALHÃES DE ALMEIDA-MA.


                     A APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Magalhães de Almeida-MA., Organização Não Governamental, filantrópica e sem fins lucrativos,  foi fundada em 05 de setembro de 1997 e passou a filiar-se a  Federação Nacional das APAE’s em 03 de agosto de 1998 sob o nº  1368, tendo o Registro no CONSELHO NACIONAL DE ASSISTENCIA SOCIAL sob o nº 44006.001109/99-20,  Utilidade Pública Municipal Decreto Lei nº. 244 de 19 de junho de 1998, Lei Estadual nº. 7.125 – de 30 de abril de 1998, Federal – Portaria nº. 22, de 07 de maio de  2002, CEBAS (CERTIFICADO DE ENTIDADE BENEFICENTE DE ASSISTENCIA SOCIAL)  nº. 44006.001353/2001-31 com pedido de renovação pelo Processo nº. 71010.001211/207-73. A  Instituição faz parte dos Conselhos Municipais de Assistência Social nº.001 / 97, Direitos da Criança e do Adolescente nº. 001 / 97 e outros.
       ------ Iniciou-se atendendo 53 pessoas com deficiência Intelectual e Múltiplas. .
        ------ Em fevereiro de 1998 abríamos a Escola  de Educação Santa Terezinha, primeira semente de nosso sonho.
       ------ Hoje atendemos   155 (cento cinqüenta e cinco) alunos na Escola de Educação Santa Terezinha, Sala de Informática e Oficinas na própria Instituição, sendo 71 com deficiência mental;  23 com deficiência auditiva;  17 com  deficiência física;  01 com  deficiência visual;  18  com deficiência múltiplas;  13 com  Síndrome Dawn; 10 com Conduta Típica e 02 com Autismo. Como também seus familiares.
       ------ A Instituição também tem cerca de 13 voluntários gratificados e 06 profissionais sendo uma Assistente Social, um Médico Psiquiatra, uma Psicóloga, uma Fonoaudióloga, uma Fisioterapeuta, uma Terapeuta Ocupacional  e este ano de 2011 teremos a presença de um Dentista, voluntariamente em atendimento
        ------ Sabe-se que a segregação ainda é muito grande e devido as limitações e falta de clareza sobre a  necessidade da integração da pessoa com deficiência intelectual e múltiplas  no sistema formal às dificuldades apresentadas no dia a dia são muitas vezes intransponíveis pela própria família. A APAE tem buscado orientar os pais  a motivá-los a colocarem os filhos na escola, entretanto, enfrenta  muitas barreiras, mas muitas vezes mesmos sem recursos procuramos  fazer o possível para   que esses alunos sejam preparados e qualificados mostrando assim a sua potencialidade e prontos a ingressarem no mercado de trabalho.
        ------ A Instituição além do atendimento na área da educação, ainda presta orientações aos familiares  das pessoas com deficiência intelectual e múltiplas, àquelas que tem direito e não recebem o BPC  ( Beneficio de Prestação Continuada ) , agendando e preparando o processo  do Amparo Social para  fazer  uma Pericia no Posto do INSS.
       ------- A Instituição como indicam seus objetivos, tem por fim o aprendizado nos limites das potencialidades de cada pessoa com deficiência intelectual e múltiplas, prevenir problemas genéticos e corrigi-los, para formar indivíduos saudáveis, atuantes,  conscientes e concisos, crentes de seus direitos e deveres como cidadãos, pois hoje esta entidade conta com um atendimento especializado através de uma equipe de Multi Profissionais e que é único no Município e de grande relevância, haja visto  ser uma entidade de nome e de confiança nos trabalhos que vem desenvolvendo junto a pessoas com deficiências, familiares e comunidade.

------- A cada dia a APAE chega mais perto de cumprir sua MISSÃO  graças ao apoio e as parcerias com a comunidade e o governo.