SEJA BEM VINDO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


"Somos donos de nossos atos, mas não donos de nossos sentimentos; Somos culpados pelo que fazemos, mas não somos culpados pelo que sentimos; Podemos prometer atos, mas não podemos prometer sentimentos... Atos são pássaros engaiolados, sentimentos são pássaros em vôo".

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

PARA REFLETIR...

Se as coisas fossem perfeitas
Não existiriam lições de vida
Não haveria arrependimentos
E nem descobertas...
Se tudo fosse perfeito
Mãos não se uniriam
E sonhos não seriam valorizados
Se tudo fosse perfeito
Olhares não se completariam
E gestos passavam despercebidos
Se tudo fosse perfeito
As lagrimas não existiriam
As palavras seriam perfeitas...
Se tudo fosse perfeito
Eu pularia no abismo
Sem medo da morte
Pois asas eu ganharia...
Se tudo fosse perfeito
Eu atravessaria o oceano
Sem medo de ser levada pelas ondas
Sem receios de me perder em suas profundezas.
Se tudo fosse perfeito
Dores não existiriam
E a cura não seria procurada...
Se tudo fosse perfeito
Não haveria a busca pela perfeição...
Nem tudo é perfeito,
Ou melhor, só há um perfeito.................DEUS SSSSSSS

EVENTOS REALIZADOS EM 22 DE JANEIRO DE 2011




 Este é o Kawan, ele é lindo!!!!!!! é filho do Vereador Dachagas do povoado de Melancias, fez parte das apresentações da APAE na Praça de Eventos, organizadas pela a Turma de Historia do IESB  realizados dia 22 de janeiro de 2011.


 Outro stand:  turma de Padagogia do IESB. Apresentando a 1ª Feira Cultural na Praça de Eventos na cidade de Magalhães de Almeida-MA., na noite do dia 22 de janeiro de 2011.




Stand  de Saúde, também da Turma de Pedagogia do IESB - 1ª Feira Cultural na Praça de Eventos na noite do dia 22 de janeiro de 2011.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

1ª FEIRA CULTURAL DO IESB - TURMA DE PEDAGOGIA.



Dia 22 de janeiro de 2011 aconteceu a 1ª Feira Cultural da Turma de Pedagogia do IESB, na Praça de Eventos - A APAE se fez presente com o seu BOI ESTRELA DO ANO e a parte de artesanato de oficinas da Instituição, neste Stands está sendo mostrado a parte de gastronomia n parte das comidas tipicas de nossa região.






Aqui já entra  o Stands da Prevenção, da 1ª Feira Cultural  da Turma de Pedagogia do IESB  "Quem se previne  vive melhor",  na noite do dia 22 de janeiro de 2011 na Praça de Eventos na cidade de Magalhães de Almeida-MA.





Aqui já estamos no Stands da Reciclagem na 1ª Feira Cultural da Turma de Pedagogia do  IESB na noite do dia 22 de janeiro de 2011 na Praça de Eventos.


Stands de reciclagem da lª Feira Cultural da Turma de Pedagogia do IESB, na noite do dia 22 de janeiro de 2011 na Praça de Eventos na cidade de Magalhães de Almeida-MA.

PATRICIA E MIKAELLE EM APRESENTAÇÃO NA PRAÇA DE EVENTOS

Belissimas dançarinas, em apresentação  de Indias do BOI "ESTRELA DO ANO", da APAE de Magalhães de Almeida-MA., dia 22 de janeiro de 2011, quando foram convidadas pela Turma de Historia do IESB - Atividades Academico Cientifico e Cultural.


Dario da Silva Aires, também fazendo parte dos dançarinos do BOI "ESTRELA DO ANO" da APAE de Magalhães de Almeida, está apresentando o Estandarte daquilo que eles mais gostam de mostrar, que é a parte cultural da Instituição. Os alunos da Escola da APAE  foram convidados para dançar na noite do dia 22 de janeiro de 2011 na Praça de Eventos, quando aconteceu uma Atividade Academico Cientico e Cultural da Turma de Historia do IESB.

APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DA APAE NA PRAÇA DE EVENTOS.

Alunos da Escola de Educação Santa Terezinha, estão apresentado a nossa cultura, BOI "ESTRELA DO ANO", da APAE de Magalhães de Almeida- MA., dia 22 de janeiro de 2011, quando a convite da Turma de Historia do Instituto do IESB em Atividade Academico Cientifico e Cultural. a Fatinha, que faz parte da Equipe de apoio da Instituição estava conduzindo a turma.
 Aluno Horeano, as duas Indias e a turma de dançarinas da APAE, mostrando às pessoas que estavam assistindo as apresentações naquela noite do dia 22 de janeiro de 2011, na Praça de Eventos da cidade de Magalhães de Almeida-MA.


 No dia 22 de janeiro de 2011, os alunos da APAE de Magalhães de Almeida-MA., foram convidados a participar das Atividades Academicos Cientifico e Cultural -- Turma de Historia do IESB, com o "BOI ESTRELA DO ANO", na Praça de Eventos. Ai estão Eles. Deram um show naquela noite.





Geuda, também é responsável pelos alunos como instrutora de dança e organização de eventos. Aqui Ela está conduzindo o pessoal da APAE que dia 22 de janeiro de 2011,  estavam na Praça de Eventos para mostrar mais uma de suas apresentações: o BOI " ESTRELA DO ANO", a convite da Turma de Historia do IESB.









Diego, que é o Pai Francisco, conduzindo o BOI "ESTRELA DO ANO" da APAE de Magalhães de Almeida-MA., No dia 22 de janeiro de 2011, os alunos da Escola de Educação Santa Terezinha, foram convidados a se apresentar na Praça de Eventos na festa da Turma de Historia do IESB - Atividade Academico Cientifico e Cultural.






Aqui estão Eles: a turma de alunos da APAE, na Praça de Eventos, se posicionando para dançar o BOI " ESTRELA DO ANO", a convite da Turma de Historia do IESB, dia  22 de janeiro de 2011.


O Dario está adentrando á praça de Eventos com  o Estandarte do BOI "ESTRELA DO ANO", da APAE de Magalhães de Almeida-MA.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

VISITA DOMICILIAR A FAMILIAS DE PESSOAS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL E MULTIPLAS



 Saimos do povoado de Alto do Cedro a caminho de outro povoado: Boa Esperança. Fomos pela margem da Lagoa do Bacuri, no dia 11 de fevereiro deste ano.

          APAE

Continuamos com nossa viagem de visitas dia 11 de fevereiro de 2011, estamos indo todo tempo pelas margens da lagoa do Bacuri. Linda paisagem!!!!!!!!! é encantadora.

            APAE.

Estamos a caminho do povoado de Biratanha, visitar a Brigida, toda essa beleza foi no dia que fomos fazer as visitas à pessoas com deficiencia Intelectual e Multiplas, 11/02/11.

          APAE.

Continuamos com a nossa caminhada em visitas à pessoas com deficiencia intelectual e multiplas, dia 11 de fevereiro de 2011, estamos indo para o povoado de Biratanha. 

           APAE.

Estamos na estrada para irmos visitar a Brigida no povoado de Biratanha, o trajeto foi feito todo pela beirada da Lagoa do Bacuri, esse trabalho fizemos dia 11/02/11, juntamente a Assistente Social.

         APAE.

Estamos na residencia da Brigida, no povoado de Biratanha. Ela é portadora de uma doença rara, alguns psiquiatras e/ ou neurologistas dão um diagnostico com o nome de COREIA, a medicação é muito cara e muitas vezes a familia é tão pobre que não tem condições de comprar e se o paciente não tiver o medicamento fica todo o tempo tremendo e  se jogando de um lado para o outro. Não consegue nem ficar sentada. É triste a situação dela.

APAE de Magalhães de Almeida-MA-Brasil
    Plantamos o futuro no presente
Um Senhor já idoso  amava muito as plantas. Todos  os dias acordava bem cedo para cuidar de seu jardim. Fazia isso com tanto carinho  e mantinha seu jardim tão lindo que não havia quem não admirasse suas plantas e flores. Certo dia resolveu plantar uma jabuticabeira. Enquanto fazia o serviço com toda a dedicação, aproximou-se dele um jovem que lhe perguntou?
-   Que planta é essa que o senhor está cuidando?
-   Acabo de plantar uma jabuticabeira! – respondeu.
-   E quanto tempo ela demora a dar fruto?  - indagou o jovem.
-   Ah! Mais ou menos uns 15 anos – respondeu o velho.
-   E o senhor espera viver tanto tempo assim? – questionou o rapaz.
-   Não, provavelmente não comerei do seu fruto.
-   Qual a vantagem de plantar uma arvore se o senhor não comerá de seu fruto?
     O velho olhando serenamente nos olhos do rapaz, respondeu:
- Nenhuma, meu filho, exceto a vantagem de saber que ninguém comeria jabuticaba se todos pensassem como você.
O rapaz ouvindo aquilo se despediu do velho e saiu pensativo. Depois de caminhar um pouco, encontrou à sua frente uma arvore e parou para descansar à sua sombra. De repente olhou para cima e percebeu que se tratava de uma jabuticabeira carregada de frutos maduros. Pôde então saborear deliciosas jabuticabas. Enquanto comia, lembrou-se da sua conversa com o velho e refletiu: “Estou comendo esta jabuticaba porque alguém 15 anos atrás plantou esta arvore. Talvez essa pessoa não esteja mais viva, mas seus frutos estão”.
E pensando assim, o rapaz voltou ao jardim e se juntou ao velho no trabalho de plantar arvores  frutíferas.
                                                                           Autor desconhecido.

Faça como este velho: Plante também a sua jabuticabeira, pois além de preservar a natureza, está pensando   nos filhos, netos, bisnetos e/ ou futuras gerações que comerão dos  frutos, " como ele bem disse" se  eu  não comer... Em fim, faça o bem sem olhar a quem.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

ALMOÇO DA EQUIPE DA APAE QUE ANDAVA EM VISITAS DOMICILIARES NA ZONA RURAL DO MUNICIPIO DE MAGALHÃES DE ALMEIDA-MA.


Estamos no porto do povoado de Alto do Cedro - Lagoa do Bacuri, aqui nos vamos lanchar - meio dia, pois levamos tudo para passar o dia visitando às pessoas com deficiencias intelectual e multiplas. Fez parte deste trabalho, a Equipe da APAE, a Assistente Social e uma avó de pessoa especial, trabalho feito em 11 de fevereiro de 2011.


Estamos no povoado de Vargem Grande, na  residencia de D. Terezinha Cardoso, para visitar seus filhos com deficiencia intelectual e multiplas, Reginaldo e Aurinete.

Em 11 de fevereiro de 2011.

     Graça                     Marileusa
              Presidente da APAE        Assistente Social da Instituição




Estamos na residencia do Jose Francisco, pessoa com  deficiencia intelectual e multipla do povoado de Vargem Grande. Daqui iremos para o povoado de Nova Vila, o ultimo a ser visitado no dia 11 de fevereiro de 2011.




Vista do trajeto das localidades rurais . Aqui nos estavamos saindo do povoado Alto do Cedro para o povoado de Biratanha visitar a Brigida que é portadora de uma doença chamada coreia, visita feita dia 11 / 02 / 2011.

Graça Carvalho- Presidente da APAE.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

VISITA DOMICILIAR A PESSOAS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL E MULTIPLA - POVOADO VARGEM GRANDE.




Esta é a turma da APAE. Dia 11 de fevereiro de 2011, saimos a trabalhos nas localidades rurais do municipio de Magalhães de Almeida-MA. Aqui estamos em Vargem Grande.











Reginaldo Cardoso da Silva, 33 anos, residente no povoado de Vargem Grande deste municipio de Magalhães de Almeida-MA., é cadeirante, filho de D. Terezinha Cardoso da Silva, viúva. Ele tem um beneficio assistencial, BPC que é um salário minimo pela sua deficiencia, com este dinheiro além de se manter também tem que manter 02 filhos que tem.





 Aurinete Cardoso da Silva, 26 anos, residente no povoado de Vargem Grande deste municipio de Magalhães de Almeida-MA. A sua deficiencia é mental é irmã de Reginaldo, também filha de D. Terezinha Cardoso da Silva, recebe também um beneficio assistencial-BPC pela sua deficiencia que é um salario minimo.














VISITAS DOMICILIARES NA ZONA RURAL À PESSOAS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL E MULTIPLAS.


 
Estamos na residencia da Brigida no povoado de Biratanha municipio de Magalhães de Almeida-MA. Ela é uma senhora de 38 anos e tem uma doença por nome coreia, ela fica todo tempo se jogando de um lado para o outro e sua medicação é muito cara, o beneficio do BPC que ela recebe, que é um salario minimo não dá para comprar, a situação dela é constrangedora, em 11/02/2011. 







Este é o motorista da APAE, o Ricardo,  andava conosco no transporte da Instituição durante todo o dia no serviço de visitas domiciliares nas localidades rurais do municipio no dia 11 de fevereiro de 2011.

                                                                         
Presidente atual da APAE de Magalhães de Almeida, Sra. Graça Carvalho, sempre está voltada a esta causa, desde a sua fundação, tendo em vista que foi ela quem  a fundou e  que tem como ato constitutivo em 05 de setembro de 1997, 13 anos. No inicio, lutamos muito, hoje nós temos uma Instituição que a cada dia cresce com a Força que DEUS nos dá e graças também aos esforços dos associados que são as mães de pessoas com deficiencia intelectual e multiplas e a comunidade que de alguma forma sempre ajudou, pois sem esses apoios não seríamos nada.






 Esta é a Assistente Social da APAE, Marileusa, andava no serviço de visitas domiciliares nas localidades rurais a pessoas com deficiencias intelectual e multiplas, no dia 11 de fevereiro de 2011. Nessas visitas além do atendimento individual às pessoas, também são feitas annamnese social, documentos estes arquivados na entidade.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

VISITAS A PESSOAS COM DEFICIENCIAS INTELECTUAL E MULTIPLAS NAS COMUNIDADES RURAIS DE MAGALHÃES DE ALMEIDA-MA.

 Dia 11 de fevereiro de 2011 começamos as primeiras visitas domiciliares nas localidades  rurais às pessoas com deficiencias e seus familiares. Neste trabalho foi a equipe da Instituição e a Assistente Social. Aqui estamos no porto do Alto do Cedro Lagoa    do Bacuri.





JessiKelli  e Regis, ambos colaboradores da APAE de Magalhães de Almeida: Ela integra a equipe de apoio da saúde e Ele instrutor de danças e organizador de eventos. Este é o porto do Alto do Cedro - Lagoa do Bacuri, estamos em trabalhos de visitas a pessoas com deficiencia e seus familiares, em 11 de fevereiro de 2011.




Esta paisagem linda é da Lagoa do Bacuri - no porto do povoado Alto do Cedro. Dia 11 de fevereiro de 2011, fomos visitar pessoas com deficiencias intelectual e multiplas e seus familiares.´É uma lagoa de grande extensão com varios quilometros em agua, há povoados tanto do lado de cá como do lado de lá. Vale a pena ver de perto. Conheça para voce admirar a beleza natural que Deus nos deu.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

ATIVIDADE ACADEMICO CIENTIFICO E CULTURAL - TURMA DE HISTORIA DO IESB -INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL.

Dançarinos do Boi da APAE em apresentação na Praça de Eventos a convite da Turma de Historia do IESB dia 22 de janeiro de 2011, esta senhora é Chiquinha Noca, mãe de uma pessoa com deficiencia intelectual e multipla-a  Jucelia. 
 Regis, é o instrutor de dança com o Boi da APAE e o pessoal fotografando na apresentação da Atividade Academico Cientifico e Cultural- Turma de Historia do IESB - dia 22/01/2011 na Praça de Eventos na cidade de Magalhães de Almeida
Este é o Pedro da Conceição Vieira. Faz parte dos figurantes que dançam no Boi, adora dançar. Esta na Praça de Eventos prestigiando as Atividades Academico Cientifico e Cultural da Turma de Historia do IESB, em 22/01/11.
 Esta é a Erica Ferreira da Costa, ela também é uma das animadoras do Boi da APAE. Esta prestigiando as Atividades Academico Cientifico e Cultural da turma do Curso de Historia do IESB EM 22/01/2011.


O Boi Estrela do Ano na Praça de Eventos, em Magalhães de Almeida-MA., fazendo parte da festa da turma do Curso de Historia do IESB em 22/01/2011.

ATIVIDADE ACADEMICO CIENTIFICO E CULTURAL - TURMA DE HISTORIA DO IESB -INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL.

 No dia 22 de janeiro de 2011 os alunos da Escola de Educação Santa Terezinha -APAE de Magalhães de Almeida-MA., fizeram uma demonstração de dança com o Boi na Praça de Eventos a convite da turma de Historia do IESB. 



Aqui eles  já estão  posicionados para entrar na Praça de Eventos para mostrar aos estudantes do Curso de Historia todo o seu charme. Em 22 / 01 / 2011.




As duas indias, representadas  pela Mikaelle e Patricia, entrando na Praça de Eventos cumprimentado  autoridades presentes e a plateia , dia 22 de janeiro deste ano.



terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CONTINUAMOS COM VISITAS DOMICILIARES A FAMILIAS DE PESSOAS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL E MULTIPLA.

 Ainda estamos visitando a Francisca das Chagas Silva do Nascimento, ela tem  12 anos e mora no povoado de Santa Maria deste Municipio de Magalhães de Almeida-MA., ao lado esta a mãe dela, D. Maria Emilia Silva do Nascimento. Ela vive a maior parte do tempo é deitada, porque tem dificuldades de se apoiar na cadeira de roda. A familia sobrevive do beneficio do BPC que recebe pela deficiencia dela. 


 A Francisca das Chagas Silva do Nascimento, pessoa com deficiencia intelectual e multiplas, com idade de 12 anos,  filha de pais lavrador, residente no Povoado de Santa Maria, filha da Sra. Maria Emilia Silva do Nascimento.















DAVI ALMEIDA ROCHA, pessoa com deficiencia intelectual e multiplas, com idade de 05 anos, filho de pais lavrador, residente no povoado de Alto do Cedro deste municipio de Magalhães de Almeida-MA. A familia sobrevive do beneficio do BPC, beneficio que recebe pela deficiencia dele.

CONTINUAMOS COM VISITAS DOMICILIARES A FAMILIAS DE PESSOAS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL E MULTIPLA.



Estamos saindo para outra localidade rural. Digleuma e a Assistente Social  conversando.



Localidade rural: Povoado Alto do Cedro. Estamos visitando o DAVI ALMEIDA ROCHA, filho de CELIA REGIMA, ele já tem 05 anos, é um bebezão, além de ter hidrocefalia também não fala nada. O maior problema da familia ou seja da mãe, é que Ele não se segura nem em cadeira de roda e nem dá certo em colchão dágua, pois tem a coluna também com ferimentos que impedem ele se firmar. 

Ah! gente é cada situação... A Assistente Social vai ver se marca um atendimento pra ele pelo o SARA em São Luis-MA.

VISITA DOMICILIAR A FAMILIAS DE PESSOAS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL E MULTIPLA - POVOADO SANTA MARIA

Marileusa, Assistente Social da APAE, em visita a familias de pessoas com deficiencias intelectual e multiplas. A primeira visita desse ano foi na casa de Francisca das Chagas Silva do Nascimento, a Equipe da APAE foi recebida por  a  Sra Maria        Emilia  Silva do Nascimento, mãe da pessoa com deficiencia. 





Sra. Graça Carvalho, Presidente da APAE, em visitas a pessoas com deficiencias intelectual e multiplas nas localidades rurais do municipio.  Também apresentou o Cronograma de atendimento do Medico em Psiquiatria e Saude Mental, e que todos os meses está  na Instituição: Ultima quinta-feira de cada mês no ano de 2011 Ele trabalha o dia todo. O Cronograma está no painel da entidade.







 A Assistente Social, Marileusa está também responsavel pelo  cadastramento das pessoas com deficiencia intelectual e multiplas e Idosos que recebem o BPC.



A Assistente Social, Marileusa, está preenchendo o questionário do BPC e as instrumentais da APAE; formulario de Visita Domiciliar e Ficha de Atendimento Individual.



Assistente Social, Marileusa fazendo o preenchimento da documentação e a Digleuma que faz parte da equipe de apoio da saúde na APAE lhe assessorando.